Última alteração: 2025-06-06
Resumo
Subtema: Cultura, Sociedade, Educação e Informação
O estudo de natureza qualitativa, fundado num paradigma descritivo, surge da constatação da possibilidade do desenvolvimento de competências individuais, dos estudantes que frequentam a Educação a Distância, com apoio de tecnologias digitais. Interessa abordar o assunto, com vista a trazer para a partilha um conhecimento sobre os benefícios socioeconómicos da utilização das ferramentas digitais em contexto do século XXI.
A realização do presente artigo teve como base, a revisão bibliográfica de documentos eletrónicos que abordam a temática, nomeadamente Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto educativo, inovação e o desenvolvimento de competências individuais. Já para análise de dados, procedeu-se a interpretação de conteúdo, adaptado das teorias de Laurence Burdin.
A interpretação de documentos indicia que a utilização de tecnologias digitais em contexto educativo estimula o desenvolvimento de competências individuais, ao mesmo tempo que o forma o indivíduo na área de conhecimento específica. Essas competências, podem facilitar a abertura de portas para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente no presente século. Para além disso, o conhecimento e manuseamento de tecnologias digitais com destreza, pode estimular o exercício da cidadania, o acesso a direitos e garantias fundamentais enquanto cidadão nacoional e, por isso, uma nação inclusiva, próspera e coesa.
Palavras chave: Aprendizagem com apoio deTecnologias de Informação e Comunicação; Competências digitais, século XXI