Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
ASPECTOS PSICOLÓGICOS EM DOENTES ONCOLÓGICOS E MECANISMO DE ENFRENTAMENTO (Estudo do caso na Oncologia do Hospital Central de Maputo)
Bento Saloio Daniel Mazuze, Angélica José Cuna Mazuze, Ana Maria Zacarias Novela Manhique, Larissa Polejack, Tubeldo Mocindo Guambe

Última alteração: 2025-07-04

Resumo


RESUMO | INTRODUÇÃO: A doença oncológica é acompanhada de aspectos relacionados com o sofrimento psicológico que geralmente atingem o doente e a sua família. O paciente enfrenta, a partir do momento do diagnóstico, um conjunto de mecanismos e de tarefas de adaptação à doença e suas circunstâncias. OBJETIVO: Analisar o processo de enfrentamento do diagnóstico do cancro de colo do útero, de mama e de próstata nos doentes oncológicos hospitalizados. METODOLOGIA: Estudo de abordagem qualitativa, com recurso a análise temática para o tratamento dos dados. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com nove doentes oncológicos, designadamente, seis mulheres e três homens hospitalizados no serviço de oncologia do Hospital Central de Maputo. As entrevistas foram gravadas em áudio sob o consentimento informado de cada participante e, posteriormente, submetidas ao crivo da análise temática. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados demostraram que os doentes oncológicos vivenciam momentos de sofrimento psíquico caracterizado pelo medo, tristeza, estabelecimento do disgnóstico de câncer com a morte, o desconforto associado à doença e a incerteza em relação a vida. Recorrem à espiritualidade, ao apoio familiar e ao conformismo como mecanismo para enfrentar o câncer e seu impacto. CONCLUSÕES: O estudo revelou que a doença oncológica é geralmente associada à morte, e é acompanhada por desespero e incerteza do futuro. Os pacientes experienciam momentos de dor, tristeza, angústia ligada ao processo de adoecimento, bem como a preocupação com a atividade sexual afectiva com o seu cônjuge. A espiritualidade e a família constituem a base de apoio para o enfrentamento da doença para as mulheres e um dos homens referenciou prática regular de caminhadas como fonte de enfrentamento da doença.

PALAVRAS-CHAVE: Aspectos Psicológicas; Doenças Oncológicas; Enfrentamento