Última alteração: 2025-06-30
Resumo
Resumo
O presente trabalho visa, à luz do quadro teórico sobre o processamento da linguagem (Grabe, 2009; Jakobson, 91-95) e sobre a aquisição da L2 (Krashen, 1989; Ellis, 2015), analisar a contribuição das abordagens psicolinguísticas e das práticas metodológicas levadas a cabo pelos professores da disciplina de Português, do subsistema do Ensino Primário, no desenvolvimento da competência leitora em alunos com Dificuldades (de Aprendizagem) de leitura. Esta pesquisa parte dos problemas de leitura que os alunos do Ensino Primário evidenciam e procura descrever os recursos metodológicos e estratégicos usados pelos professores para ensinar e avaliar a leitura; e, demonstrar (i) que uma fasquia considerável de alunos que não sabe ler e escrever necessita de um acompanhamento, que os professores ainda não proporcionam; (ii) o potencial didáctico da identificação e de uma metodologia inclusiva baseada na diferenciação, para a melhoria da competência leitora desta população. O estudo procura responder à seguinte questão: Que contribuição as abordagens psicolinguísticas e as práticas metodológicas levadas a acabo pelos professores da disciplina de Português, do subsistema do Ensino Primário, têm no desenvolvimento da competência leitora em alunos com Dificuldades (de Aprendizagem) de leitura? Os dados para a realização deste estudo foram fornecidos por 24 alunos da sexta classe (12 do grupo-alvo e 12 de grupo de controlo) e 12 professores, de quatro escolas (duas da zona urbana – cidade de Maputo –, e duas da zona rural – província de Maputo). As principais conclusões apontam que o modelo de leccionação nas escolas regulares moçambicanas é globalista e de uma exclusão funcional, pela ausência de uma congruência entre as características dos alunos com dificuldades de leitura, suas necessidades, as expectativas e atitudes dos professores e os apoios adequados (Correia, 2001), o que contribui negativamente no desenvolvimento da competência leitora deste grupo.
Palavras-chave: Didáctica, língua segunda, leitura e dificuldades de aprendizagem, inclusão e abordagens psicolinguísticas.