Última alteração: 2025-06-30
Resumo
As universidades desempenham um papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável, sobretudo por meio da formação e da produção científica. A Agenda 2030 das Nações Unidas, com seus 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ressalta a importância do conhecimento e da inovação para enfrentar os desafios globais. Neste contexto, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), como principal instituição pública de ensino superior em Moçambique, tem grande potencial de contribuir para o avanço dos ODS através da sua pós-graduação. Este estudo avalia o grau de alinhamento entre os temas das dissertações e teses defendidas na pós-graduação da UEM, entre 2016 e 2024, e os ODS, buscando identificar os objectivos que têm sido mais contemplados pela produção científica da Universidade e os que menos atenção recebem, bem como os factores que influenciam as escolhas temáticas. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem mista em que a análise incide sobre as dissertações e teses disponíveis no repositório institucional da UEM, considerando o título, resumo e palavras-chave para atribuir a cada trabalho o(s) ODS com os quais se relaciona. São também analisadas variáveis como área científica, faculdade, ano de defesa e perfil dos orientadores, com vista à identificação de possíveis determinantes institucionais ou contextuais. Os resultados esperados incluem um panorama dos ODS mais e menos abordados na produção de pós-graduação, bem como pistas sobre os factores que condicionam essas escolhas. O estudo visa contribuir para a reflexão sobre o engajamento da UEM com a Agenda 2030 e subsidiar estratégias institucionais que incentivem uma investigação mais alinhada aos desafios do desenvolvimento sustentável em Moçambique.