Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
FACTORES MOTIVACIONAIS DA ESCOLHA DO SUPERVISOR DA MONOGRAFIA CIENTÍFICA PELOS ESTUDANTES NO ISMMA (2022-2023)
Célia Paulo Muchanga

Última alteração: 2025-06-30

Resumo


Introdução: A supervisão dos trabalhos de culminação do curso é responsabilidade de todo professor que administra a docência em sala de aula, permitindo assim maior cientificidade e garantia de qualidade aos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes.

Objectivos: Esta pesquisa tem como objectivo geral analisar os factores motivacionais da escolha do supervisor de monografia científica pelos estudantes dos cursos de serviço social e filosofia e ética do Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA) no período de 2022 - 2023.  Especificamente, a pesquisa visa identificar os factores motivacionais da escolha do supervisor pelos estudantes; descrever o perfil do supervisor de trabalhos de culminação de curso.

Metodologia: É uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, descritiva transversal. A pesquisa envolveu 30 participantes, dos quais 18 homens e 12 mulheres, sendo 18 estudantes de licenciatura, 10 supervisores, 2 coordenadores.

Resultados: Os resultados indicam que os estudantes escolhem os seus supervisores quando a sua área de interesse ou tema de pesquisa estiver alinhada à área de pesquisa do docente, ou à área em que estiver a ministrar aulas; ou quando o docente estabelece boas relações humanas; é comunicativo e ter sido docente do estudante.

Conclusões: O alinhamento entre a área de interesse do estudante e do docente, aliado as boas relações entre ambos mostrar-se relevante na escolha do supervisor. Neste sentido, torna-se necessário que os docentes sejam comunicativos e mantenham boas relações com os estudantes ao longo do percurso académico de modo a promover uma boa supervisão dos trabalhos de final do curso.

Palavras ₋ chave꞉ factores motivacionais, supervisor, monografia científica, estudantes