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ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E ESCOLHA DA PROFISSÃO NA ADOLESCÊNCIA: FACTORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO
Última alteração: 2025-06-26
Resumo
Pondja, E.C
Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Departamento de Organização e Gestão da
Educação, Cidade de Maputo – Mocambique
E-mail: eneapondja@gmail.com
RESUMO
Introdução: A estratégia de Orientação Profissional para os adolescentes do ensino
médio e do ensino técnico profissional em Moçambique insere-se no âmbito das
politicas educacionais e por sua vez estas estrategias foram elaboradas seguindo a lógica
neoliberal para formar o aluno para o mercado de trabalho, negligenciando a aparte
social e cultural que completa ao homem. Objectivos: Este estudo tem como objectivo
geral Analisar as políticas de Orientação Profissional e Vocacional de adolescentes e os
factores que influenciam na tomada da sua decisão, especificamente Descrever as
actuais políticas de Orientação Vocacional e Profissional dos adolescentes do ensino
médio em Moçambique, Identificar os factores que influenciam a escolha profissional
dos alunos do ensino médio e Verificar as estratégias adoptadas pela escola na
implementação orientação profissional dos alunos. Método: Como procedimentos
metodológicos o estudo usa uma abordagem qualitativa associado a abordagem
quantitativa e ao método de estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados a
pesquisa aplicou entrevista semi-estruturada para um gestor escolar e questionários para
10 professores e 100 alunos. O estudo usou também a técnica de pesquisa bibliográfica
e documental. Resultados: os resultados deste estudo nos mostram que embora as
políticas públicas educacionais forneçam subsídios para a incorporação da orientação
profissional e escolha profissional nas escolas, este facto não se efectiva. Conclusão: o
estudo conclui que não existem políticas de orientação vocacional e profissional para
adolescentes do ensino médio, o que existem nos documentos do sector da educação são
estratégias de orientação vocacional e profissional plasmadas na Política Nacional de
Educação (1995), no Plano Curricular do Ensino Secundário Ge ral de 2007, na Lei nº
18/2018 de 28 de Dezembro e no Plano Estratégico da Educação (2020-2029), todavia,
estas estratégias tem poucas informações sobre como serão implementadas a nível das
escolas secundárias.
Palavras-chave: Profissão, Orientação Profissional, Escolha Profissional,
Adolescência,
Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Departamento de Organização e Gestão da
Educação, Cidade de Maputo – Mocambique
E-mail: eneapondja@gmail.com
RESUMO
Introdução: A estratégia de Orientação Profissional para os adolescentes do ensino
médio e do ensino técnico profissional em Moçambique insere-se no âmbito das
politicas educacionais e por sua vez estas estrategias foram elaboradas seguindo a lógica
neoliberal para formar o aluno para o mercado de trabalho, negligenciando a aparte
social e cultural que completa ao homem. Objectivos: Este estudo tem como objectivo
geral Analisar as políticas de Orientação Profissional e Vocacional de adolescentes e os
factores que influenciam na tomada da sua decisão, especificamente Descrever as
actuais políticas de Orientação Vocacional e Profissional dos adolescentes do ensino
médio em Moçambique, Identificar os factores que influenciam a escolha profissional
dos alunos do ensino médio e Verificar as estratégias adoptadas pela escola na
implementação orientação profissional dos alunos. Método: Como procedimentos
metodológicos o estudo usa uma abordagem qualitativa associado a abordagem
quantitativa e ao método de estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados a
pesquisa aplicou entrevista semi-estruturada para um gestor escolar e questionários para
10 professores e 100 alunos. O estudo usou também a técnica de pesquisa bibliográfica
e documental. Resultados: os resultados deste estudo nos mostram que embora as
políticas públicas educacionais forneçam subsídios para a incorporação da orientação
profissional e escolha profissional nas escolas, este facto não se efectiva. Conclusão: o
estudo conclui que não existem políticas de orientação vocacional e profissional para
adolescentes do ensino médio, o que existem nos documentos do sector da educação são
estratégias de orientação vocacional e profissional plasmadas na Política Nacional de
Educação (1995), no Plano Curricular do Ensino Secundário Ge ral de 2007, na Lei nº
18/2018 de 28 de Dezembro e no Plano Estratégico da Educação (2020-2029), todavia,
estas estratégias tem poucas informações sobre como serão implementadas a nível das
escolas secundárias.
Palavras-chave: Profissão, Orientação Profissional, Escolha Profissional,
Adolescência,