Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL NO BAIRRO DE COSTA DO SOL, MAPUTO: REFLEXÕES SOBRE A EFICÁCIA
nilza nataniel zandamela, Elias Sete Manjate

Última alteração: 2025-07-02

Resumo


INTRODUÇÃO: Em Moçambique, a degradação ambiental nas áreas urbanas reforça a urgência de estratégias educativas eficazes. A Percepção Ambiental é uma ferramenta que contribui para a elaboração e implementação de programas de Educação Ambiental. A Educação Ambiental é um projecto politico-pedagógico que visa fomentar comportamentos sustentáveis requerendo avaliações constantes quanto ao seu impacto real. O Bairro Costa do Sol, em Maputo, enfrenta sérios problemas ambientais apesar da implementação de acções educativas pelo Município entre 2019 e 2023. OBJECTIVOS: O estudo tem como objectivo avaliar a Perceção Ambiental dos moradores do Bairro Costa do Sol, com ênfase nas atitudes, fontes de informação e níveis de participação nas actividades ambientais locais. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza exploratório-descritiva, recorrendo à estratégia do estudo de caso. A recolha de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação directa, envolvendo uma amostra por conveniência composta por 90 participantes, entre os quais se incluem moradores, líderes comunitários, técnicos e estudantes. A análise dos dados foi conduzida com base na técnica de análise de conteúdo. RESULTADOS: Os resultados preliminares indicam uma perceção ambiental ainda limitada, caracterizada por contradições entre o conhecimento adquirido e as práticas adotadas. A ausência de uma compreensão aprofundada sobre o meio ambiente compromete a eficácia dos programas educativos voltados para a preservação ambiental. Embora as iniciativas municipais sejam reconhecidas pela comunidade, observa-se uma participação pouco expressiva nas acções de Educação Ambiental, bem como um desconhecimento generalizado acerca das políticas públicas existentes. CONCLUSÕES: O estudo evidência a necessidade de estratégias mais participativas e contextualmente adequadas de Educação Ambiental, que considerem as percepções reais da população. Reforça-se a importância da articulação entre políticas públicas, instituições locais e a comunidade na construção de uma cidadania ecológica comprometida com a sustentabilidade urbana.