Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA BASEADA NO GÉNERO NA ESCOLA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS E PROFESSORES
Jacob Eduardo xerinda

Última alteração: 2025-06-26

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente artigo é um recorte da tese intitulada “Implicações Educacionais da Violência Baseada no Género nas Escolas e Estratégias de Enfrentamento – Estudo realizado em duas Escolas do Ensino Secundário na Cidade de Maputo”. OBJECTIVO: Desenhar as estratégias adequadas para enfrentar a violência baseada no género (VBG) nas escolas. Esses tipos de VBG caracterizam-se por: Violência física, psicológica, sexual e simbólica. METODOLOGIA: Adoptou-se a abordagem qualitativa com o cunho de estudo de casos para permitir a descrição e interpretação profunda do fenómeno. No que tange aos procedimentos técnicos, para a recolha de dados foram usados a entrevista semiestruturada e a observação. A amostra é por conveniência, e foram selecionados 10 participantes, sendo 05 alunos e 05 professores, ambos de género masculino e feminino. O exame do material empírico foi realizado com base na técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. RESULTADOS: O estudo constatou que na escola usa-se de mais medidas punitivas caracterizados por: mandar campinar, varrer o pátio da escola, por aluno (a) de pé na sala, mandar o (a) aluno (a) sair fora da sala; advertências: suspensão, chamada de encarregado de educação e preenchimento do papel de compromisso e a expulsão e; face a contínua violência que assola a escola, foram propostas como estratégias adequadas para enfrentar a VBG: o diálogo, a organização das palestras, a coordenação entre os pais/encarregados de educação, professores e alunos, a remoção das barracas nos arredores das escolas, a presença policial e a implementação de políticas do Governo compatíveis, olhando a realidade Moçambicana. CONCLUSÃO: O estudo demostrou a necessidade de promoção de estratégias adequadas para enfrentar a violência de género na escola, mas recorrendo as medidas pedagógicas que levem os infractores a tomarem a consciência da maldade que provocam a todos utentes da escola.