Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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PROMOÇÃO DA IGUALDADE DE GÉNERO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA: ANÁLISE DOS DOCUMENTOS ORIENTADORES
Isalia Gabriel Licenca Mate

Última alteração: 2025-06-26

Resumo


I. G. L. Mate,

Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

isaliagl@gmail.com

B. D. Lopes

Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

donacianob@gmail.com

A. C. P. Gonçalves

Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique

ciprix2006@gmail.com

 

 

 

Resumo

Introdução: A educação anterior ao ensino primário, ou seja, a educação infantil é considerada de base para as aprendizagens durante o desenvolvimento ao longo da vida. Os documentos reguladores desta educação são ferramentas essenciais para que esta decorra e com a eficácia necessária. Objectivo: O trabalho foi realizado com o objectivo de analisar as orientações dos documentos reguladores da educação de infância para a promoção da igualdade de género. Metodologia: Abordagem qualitativa com recurso a análise documental. Foram usadas grelhas de análise para a reflexão sobre os conteúdos dos documentos. Resultados: As análises feitas aos documentos revelam orientações não uniformes, onde se visualiza orientações para a promoção da igualdade de género, orientações para o acesso a educação e orientações para a diferenciação entre meninas e meninos contrariando a questão da promoção da igualdade. Conclusões: As reflexões feitas inerentes aos documentos analisados, assim como a existência dos mesmos e outros demonstram o comprometimento de Moçambique na luta pela promoção da igualdade e equidade de género conforme a orientação dos vários documentos internacionais ratificados e os concebidos localmente. Contudo, os manuais orientadores da prática trazem ilustrações, conteúdos contrárias ou não claras e especificas em prol desta meta, ainda que em alguma parte da linguagem demonstrem uma intenção de estar ciente e buscar agir como o esperado.

Palavras-chave: Documentos orientadores, Promoção da igualdade de género, Infância