Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA E PROMOÇÃO DA IGUALDADE E EQUIDADE DE GÉNERO
Isalia Gabriel Licenca Mate

Última alteração: 2025-06-04

Resumo


Resumo

Introdução: Profissionais de educação de infância são parte essencial na promoção do desenvolvimento integral da criança que inclui a promoção de relações de género igualitárias e livres de estereótipos de género através das suas práticas educativas. Objectivo: Analisar as práticas educativas na infância para a promoção da igualdade de género é parte de uma tese de doutoramento em elaboração. Metodologia: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa com método estudo de casos múltiplos. Para a recolha de dados, a entrevista semiestruturada e a análise de conteúdo para a análise de dados. Resultados: Os resultados revelam profissionais com conhecimento igualdade de género e sua importância sobre a sua promoção na infância, na medida em que evita exclusão no futuro. As crianças ganham consciência de que têm os mesmos direitos e até pode evitar situações de bullying entre elas e permite a desconstrução das concepções antigas ao estarem conscientes de que homem e mulher são iguais. A sua implementação é feita através da partilha de mesmos brinquedos pelas crianças independentemente do sexo, contudo verifica-se também um não conhecimento de como implementar durante as actividades. No mesmo contexto demonstra-se alguns desafios inerentes a planificação e orientação das actividades em que não há uniformização de processos. Há casos em que há uso de metodologias pro promoção da igualdade de género na infância e outras contrárias, levando à indicação de deficiências de implementação. Conclusões: Os dados demonstram que embora haja o reconhecimento da relevância de práticas educativas que promovam a igualdade/equidade de gênero nestes centros por parte das profissionais de educação de infância, há uma ambiguidade e deficiência na sua implementação o que pode conduzir a perspectiva de não haver a promoção da igualdade/equidade de gênero nos mesmos.

Palavras-chave: Profissionais de educação de infância, Práticas educativas na infância, igualdade e equidade de género