Última alteração: 2025-06-26
Resumo
Autores:
Silva Alfredo Chivambo
&
Telma Henriques Quiraque
RESUMO
INTRODUÇÃO: O ensino de alunos com deficiência intelectual requerer maior engajamento dos professores na busca das estratégias pedagógicas eficazes para a sua assistência. OBJECTIVO: analisar a eficácia das estratégias pedagógicas adoptadas pelos professores para a assistência de crianças com Deficiência Intelectual. MÉTODO: A pesquisa é do cunho qualitativo e quanto aos fins foi com base na pesquisa descritiva, Como técnica de recolha de dados, foi usada a entrevista semiestruturada, a uma amostra de 7 professores. RESULTADOS: Foi possível constatar que as estratégias pedagógicas adoptadas pelos professores para a assistência de alunos com deficiência intelectual são eficazes, pois permitem maior envolvimento, facilitação, expressividade na assimilação dos conteúdos e motivação dos alunos. Onde verificou-se maior envolvimento de todos os intervenientes escolares na elaboração de estratégias pedagógicas, a direcção da escola tem-se empenhado em providenciar formações internas e externas como forma de munir os professores de habilidades pedagógicas necessárias para trabalhar com alunos com deficiência intelectual. CONCLUSÕES: Percebe-se que os professores utilizam aulas interactivas por meio de recursos visuais atractivos como vídeos e imagens, actividades práticas e concretas (desenhos, pintura e jogos), reforços positivos e apoio individualizado. Contudo ainda que não há um meio de representação ideal para todos os alunos, é essencial fornecer múltiplas opções relacionadas com a representação e apresentação da informação, disponibilizando a mesma de diferentes maneiras, no sentido de facilitar a sua compreensão.
Palavras-chave: Estratégias pedagógicas, assistência, deficiência intelectual.