Última alteração: 2025-06-06
Resumo
Autor: Moisés Alucuamala
(Hospital Central de Maputo)
Co-autor: Octávio Zimbico
(Faculdade de Educação)
Resumo
Introdução: este estudo analisou a influência da Inteligência emocional na Satisfação com trabalho dos Profissionais do Departamento de Medicina do Hospital Central de Maputo, no período de 2019 à 2021. Objectivos: tinha como objetivo geral, analisar a influência da Inteligência emocional na Satisfação com trabalho. Objectivos específicos: Identificar as experiências emocionais desagradáveis; descrever os comportamentos dos Profissionais adoptados na situação ou situações similares; e explicar a influência da Inteligência emocional na satisfação com trabalho. Metodologia: foi um estudo explicativo numa abordagem qualitativa. Participaram na pesquisa 16 Profissionais e os resultados foram generalizados para um universo de 191 Profissionais que lidam com o sofrimento do outro, as doenças, a morte e os doentes terminais. O universo e amostra foram selecionados através da amostragem aleatória simples e por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio da entrevista semi-estruturada e analisados através de métodos e técnicas qualitativos, quantitativos e dedutivo. Resultados: a pesquisa revelou as emoções desagradáveis de forma significativa, os comportamentos adaptativos e não adaptativos e o teste de correlação entre a capacidade de raciocinar sobre experiências emocionais e responder de forma adaptativa na situação de trabalho e a satisfação é +1. Conclusão: à capacidade de lidar com as emoções contribue de forma positiva para satisfação com trabalho. A satisfação com trabalho é o resultado da congruência entre as necessidades expectativas e motivos individuais influenciada por aspirações e diversas capacidades envolvidas na produção de estratégias comportamentais adotadas na situação de trabalho.
Palavras-Chave: emoções, Satisfação e Inteligência