Última alteração: 2025-07-22
Resumo
ntrodução: nos dias correntes, as temáticas centradas no estudo do clima, com enfoque particular nos eventos extremos desencadeados pelas suas mudanças, encerram uma relevância e interesse globais resultantes da magnitude, complexidade e multiplicidade de impactos associados. Propenso e exposto a tais eventos, decorrente da sua localização geográfica, Moçambique tem sido ciclicamente devastado por esses fenómenos adversos. A rede de transporte rodoviário constitui um dos segmentos de infraestruturas sociais mais danificado por eventos extremos. Não obstante a vulnerabilidade do país, amplamente reconhecida, estudos sobre esta temática realizados nos centros urbanos de Moçambique são diminutos e dispersos. Objectivo: o presente estudo preconiza analisar o impacto das inundações urbanas nas infraestruturas rodoviárias da Cidade de Maputo e situar as suas repercussões na dinâmica das actividades da vida diária da população. Métodologia: o trabalho é assente numa conjugação da pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, este estudo assume uma abordagem qualitativa-observacional e um delineamento transversal. Os dados provem da observação sistemática, registos fotográficos e entrevistas semiestruturadas. Resultados: os resultados denotam que as inundações urbanas exercem um efeito bastante nefasto nas infraestruturas rodoviárias, com impacto negativo na vida da população, mormente, roptura e restrição das suas actividades da vida diária, limitação da circulação de pessoas e bens, aumento do tempo de viagem e do custo de transporte, exposição a doenças de origem hídrica. Conclusão: as inundações urbanas causam danos significativos nas infraestruturas rodoviárias, com múltiplos impactos negativos no escopo de actividades da vida diária da população.
Palavras-Chave: Infraestruturas Rodoviárias, Inundações Urbanas, Actividades da Vida Diária