Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
Implicações das Práticas Culturais no Aproveitamento Pedagógico das Raparigas: Estudo de Caso Etnia Muani na Vila Sede de Ibo, (2021-2023).
Lourenco Armando

Última alteração: 2025-06-06

Resumo


As práticas culturais em Moçambique desempenham um papel importante no processo de socialização e inserção dos indivíduos na comunidade e no seio familiar. O presente artigo tem por objectivo analisar as implicações das práticas culturais no aproveitamento pedagógico das raparigas da Etnia Muani na Vila Sede de Ibo. A pesquisa é qualitativa e foi realizada no distrito de Ibo, província de Cabo Delegado. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a indivíduos seleccionados com base numa amostragem não-probabilística intencional. Os resultados da pesquisa indicam que os casamentos prematuros e a desistência escolar das raparigas são as implicações das práticas culturais, na medida que as raparigas são obrigadas a casar muito cedo para diminuir as despesas nos seus pais. Embora, em alguns casos, depois do casamento, haja possibilidade de continuar com os estudos, a responsabilidade de dona de casa acaba diminuindo o foco na educação. Outra implicação é proibição da rapariga do seu envolvimento nos trabalhos comuns, sendo curriculares e extracurriculares. As raparigas entrevistadas acreditam, por um lado, que essas práticas são importantes, porque ensinam sobre a saúde menstrual e como se comportar durante o ciclo menstrual, ensinam sobre como lidar com a situação. Segundo os entrevistados pertencentes a essa etnia são de opinião que a religião muçulmana desempenha uma função importante e acaba influenciando no processo de aprendizagem das raparigas.

Palavras-chave: Práticas Culturais, Rapariga, Aproveitamento Pedagógico.