Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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Análise do Papel da Inovação Educacional na Melhoria do Processo de Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso Escola Secundária do Noroeste 1 (2018-2023)
Fernando Moreira Machava

Última alteração: 2025-06-09

Resumo


A inovação vem sendo falada nos últimos tempos e implementada em várias organizações. A educação adoptoua como parte da tecnologia que contribui para a melhoria dos processos educativos. Esta pesquisa, com o objectivo de analisar o papel da inovação educacional na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, identificou como problema o facto de, apesar das orientações para a implementação da inovação na educação, os alunos continuam a aprender da mesma forma, os professores usam quase sempre os mesmos métodos e ferramentas, e ignora-se, por exemplo, o ambiente externo à aprendizagem. A metodologia usada para este estudo foi a abordagem qualitativa, complementada com a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foi aplicada a entrevista semi-estruturada. Quanto aos resultados, constatou-se que a escola aplica acções inovadoras como: avaliação sistemática do aluno – que estimula o desenvolvimento do espírito de competitividade consigo próprio; uso de dez minutos de conversa (motivação), que ajuda os alunos a lembrar os conteúdos preparados para a avaliação. Esta revisão contribui para o bom desempenho na avaliação; o uso das TICs – faz com que o aluno saiba aplicar a tecnologia a seu favor, o que enriquece suas ideias, desenvolvendo argumentos tangíveis e compreensão de matérias.