Última alteração: 2025-06-30
Resumo
Contextualização
Apesar da crescente produção científica sobre estilos de aprendizagem em ambientes virtuais, persiste uma escassez de estudos que abordem essa temática a partir da perspectiva da inclusão, especialmente no contexto do ensino superior.
Objectivos
Foi neste âmbito que se desenvolveu o presente estudo, que analisa os estilos de aprendizagem de estudantes com deficiência auditiva em ambientes virtuais na Universidade Eduardo Mondlane, sob lentes da Educação Inclusiva.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, ancorada no paradigma fenomenológico-interpretativo da educação, privilegiou o estudo de caso, tomando como sujeitos de pesquisa os 27 estudantes com deficiência auditiva inscritos no primeiro semestre de 2023 na Universidade Eduardo Mondlane. A metodologia usada contempla a revisão narrativa da literatura e a triangulação de técnicas de recolha e tratamento de dados, destacando-se o questionário “VARK + Língua de Sinais de Moçambique”, adaptado do modelo VARK que enfatiza as funções sensoriais.
Resultados
De modo geral, verificou-se que os participantes deste estudo são multimodais e pautam por uma aprendizagem virtual flexível e diversificada, uma vez que apresentam vários estilos de aprendizagem e preferem diversas plataformas/aplicativos e espaços de aprendizagem inseridos em ambientes virtuais síncronos e assíncronos.
Conclusão
Para além de fundamentar a eficácia do modelo VARK, os resultados obtidos mostram a necessidade de se realizar pesquisas sobre esta temática, explorando outras variáveis levantadas neste estudo. Ademais, a discussão dos resultados releva a consideração dos estilos de aprendizagem no desenho de práticas pedagógicas viradas para o ensino virtual de estudantes com Necessidades Educativas Especiais na Universidade Eduardo Mondlane.
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Estilos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Deficiência Auditiva, Universidade Eduardo Mondlane.