Última alteração: 2025-06-30
Resumo
Em Moçambique, o desempenho pedagógico dos alunos é um tema central no debate sobre qualidade do ensino. O director escolar tem papel estratégico na gestão educacional, especialmente no Ensino Primário, sendo agente chave na mediação entre políticas públicas e práticas pedagógicas. Este estudo visa compreender o perfil profissional do director da escolar e o seu comprometimento com o desempenho pedagógico dos alunos nas escolas da Zona de Influência Pedagógica n.º 7 da Cidade da Matola. Trata-se de uma pesquisa qual-quantitativa de natureza aplicada, com abordagem exploratória-explicativa. O estudo será conduzido em três escolas da ZIP n.º 7, utilizando entrevistas semi-estruturadas com directores e questionários com professores. A análise dos dados será feita por meio da análise de conteúdo temática e estatística descritiva usando o software SPSS. Espera-se identificar práticas eficazes de liderança escolar que contribuem positivamente para o desempenho dos alunos, bem como desafios enfrentados pelos directores em contextos marcados por limitações de recursos e formação. A análise inicial aponta que o estilo de liderança e o nível de participação dos directores impactam significativamente o ambiente de ensino-aprendizagem. Os resultados preliminares indicam que a liderança democrática e participativa do director da escolar é um factor determinante para a melhoria do desempenho pedagógico. A valorização da formação contínua e da gestão colaborativa são estratégias promissoras para o fortalecimento da qualidade da educação no ensino primário moçambicano.
Palavras-chave: Director Escolar, Desempenho Pedagógico, Ensino Primário