Última alteração: 2025-07-03
Resumo
A Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no âmbito do seu Plano Estratégico 2018-2028, tem vindo a consolidar a sua transição de uma universidade de ensino para uma universidade de investigação. Este processo exige uma revisão profunda dos processos de formação, com especial atenção à pós-graduação, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O presente artigo analisa a inserção da extensão universitária nos currículos de pós-graduação da UEM, considerando o papel da universidade no desenvolvimento social, cultural e económico do país. Compreender como a extensão tem sido integrada e aplicada na práctica nos cursos de pós-graduação da UEM. Além disso, pretende-se promover a reflexão sobre a necessidade de institucionalização e normatização das actividades de extensão, por meio da sua estruturação curricular como parte obrigatória ou complementar dos programas. Esta abordagem reforça o papel social da universidade e destaca a extensão como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de competências sociais, éticas e profissionais nos pós-graduandos. Através de uma análise documental e revisão bibliográfica, serão examinadas as estratégias institucionais da UEM para a integração da extensão nos seus programas de formação Pós-graduada. Espera-se, com este estudo, obter um diagnóstico do estágio actual da extensão nos currículos de Pós-graduação, identificar os cursos que já incorporam prácticas extensionistas, bem como evidenciar lacunas, desafios e boas prácticas. A integração da extensão universitária nos currículos de pós-graduação é essencial para concretizar as três missões da universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão, fortalecendo um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a inteiração transformadora entre a universidade e diversos sectores da sociedade, contribuindo para uma formação completa dos pós-graduandos.
Palavras-chave: Extensão Universitária, Pós-graduação, Universidade Eduardo Mondlane, Currículo, Pesquisa.