Última alteração: 2025-05-13
Resumo
Introdução: A estratégia de Orientação Profissional para os adolescentes do ensino médio e do ensino técnico profissional em Moçambique insere-se no âmbito das politicas educacionais e por sua vez estas estrategias foram elaboradas seguindo a lógica neoliberal para formar o aluno para o mercado de trabalho, negligenciando a aparte social e cultural que completa ao homem. Objectivos: Este estudo tem como objectivo geral Analisar as políticas de Orientação Profissional e Vocacional de adolescentes e os factores que influenciam na tomada da sua decisão, especificamente Descrever as actuais políticas de Orientação Vocacional e Profissional dos adolescentes do ensino médio em Moçambique, Identificar os factores que influenciam a escolha profissional dos alunos do ensino médio e Verificar as estratégias adoptadas pela escola na implementação orientação profissional dos alunos. Método: Como procedimentos metodológicos o estudo usa uma abordagem qualitativa associado a abordagem quantitativa e ao método de estudo de caso. Como técnicas de recolha de dados a pesquisa aplicou entrevista semi-estruturada para um gestor escolar e questionários para 10 professores e 100 alunos. O estudo usou também a técnica de pesquisa bibliográfica e documental. Resultados: os resultados deste estudo nos mostram que embora as políticas públicas educacionais forneçam subsídios para a incorporação da orientação profissional e escolha profissional nas escolas, este facto não se efectiva. Conclusão: o estudo conclui que não existem políticas de orientação voca cional e profissional para adolescentes do ensino médio, o que existem nos documentos do sector da educação são estratégias de orientação vocacional e profissional plasmadas na Política Nacional de Educação (1995), no Plano Curricular do Ensino Secundário Ge ral de 2007, na Lei nº 18/2018 de 28 de Dezembro e no Plano Estratégico da Educação (2020-2029), todavia, estas estratégias tem poucas informações sobre como serão implementadas a nível das escolas secundárias.
Palavras-chave: Profissão, Orientação Profissional, Escolha Profissional, Adolescência,