Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA ACTIVIDADE ANTIMICROBIANA E TOXICIDADE AGUDA DOS EXTRACTOS DAS RAÍZES DA Artabotrys brachypetalus BENTH (N’tinta)
Flordy Saquinia Chicavane, Rugunate Saquina, Saete Vanine, Barros Jose

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Introdução:Artabotrys brachypetalus Benth (N’tinta) é uma planta medicinal da família Annonaceae amplamente utilizada em comunidades tradicionais para o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis, infecções do trato urinário e problemas musculoesqueléticos. O uso das plantas como medicamento remonta aos primórdios das civilizações, quando o ser humano, por meio da observação empírica, identificava nas plantas propriedades terapêuticas essenciais para tratar enfermidades.

Objectivo: Avaliar a actividade antimicrobiana e a toxicidade aguda dos extractos das raízes da Artabotrys brachypetalus Benth (N’tinta).

Materiais e Metodos: As raízes da Artrabotrys brachypetalus Benth foram colhidas em setembro de 2023, na Província de Maputo, na zona de Muhalaze, localizada nas coordenadas GPS “-25.760246, 32.504678”. A identificação da espécie foi confirmada com base em materiais do herbário da Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Ciências, Departamento de Ciências Biológicas, Secção de Botânica, com o número de registo 98/2724.

Resultados: A actividade antimicrobiana foi determinada pelo método de difusão em disco, considerando-se como activa todos os discos com halos de inibição superiores a 8 mm.

Conclusão: Os extractos das raízes de Artabotrys brachypetalus Benth demonstraram propriedades antibacterianas de amplo espectro, com zonas de inibição ≥ 8mm contra bactérias gram-positivas e gram-negativas. O extracto hexânico inibiu Staphylococcus aureus, enquanto os extractos hexânico, diclorometano e acetato de etilo inibiram Neisseria gonorrhoeae, e os extractos diclorometano, acetato de etilo e aquoso inibiram Escherichia coli.

Palavras Chave: Actividade antimicrobiana, Artabotrys brachypetalus Benth, Artemia salina, Toxicidade aguda.