Última alteração: 2025-05-04
Resumo
A falta de infraestrutura de laboratórios físicos de laboratórios físicos de Telecomunicações em Moçambique representa um desafio significativo para o ensino e aprendizagem em áreas técnicas. Para superar essa limitação, este trabalho propõe a criação de um laboratório virtual utilizando o software MATLAB, com o objetivo de melhorar o aprendizado nas unidades curriculares de Antenas e Linhas de Transmissão, Comunicações Móveis. A implementação foi realizada com estudantes do 2.º e 4.º ano do curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Escola Superior de Ciências Náuticas, proporcionando uma alternativa acessível ao ensino tradicional. Os experimentos no módulo de Antenas e Linhas de Transmissão abordaram a análise de parâmetros distribuídos de linhas de transmissão com a Carta de Smith, o design de antenas com análise de padrão de radiação e técnicas de adaptação de impedâncias. Já em Comunicações Móveis, os experimentos focaram no Link Budget, para calcular o orçamento de link, e na análise do BER (Bit Error Rate), para avaliar o impacto de ruído e interferência em sistemas de comunicação. A avaliação dos estudantes foi feita por meio de participação nas simulações, avaliações práticas e feedback. Os resultados mostraram que 85% dos estudantes demonstraram uma boa compreensão dos conceitos e 90% consideraram o laboratório virtual uma ferramenta eficaz para o aprendizado dos tópicos abordados. A análise indica que a utilização de laboratórios virtuais, como os simulados no MATLAB, é uma solução viável e eficiente para superar a falta de infraestrutura física e melhorar a qualidade do ensino em Telecomunicações, especialmente em contextos com recursos limitados, promovendo a aprendizagem prática de forma acessível e flexível.
Palavras-chave: laboratório virtual, MATLAB, Antenas e Linhas de Transmissão, Comunicações Móveis, Feixes Hertezianos, didática de telecomunicações, simulações práticas, ensino remoto.