Última alteração: 2025-07-14
Resumo
Contextualização: Pela literatura percebe que os serviços de extensão agrícola foram historicamente estruturados e concebidos para atender às necessidades das populações rurais, o que acaba por limitar a sua actuação em contextos urbanos, sobretudo no que diz respeito à adequação dos conteúdos pedagógicos às especificidades dos produtores agrícolas urbanos. Objectivo: Este artigo tem como objetivo avaliar de que forma os serviços de extensão têm ajustado seus conteúdos pedagógicos e metodológicos para responder às demandas emergentes dos produtores urbanos no Vale de Infulene. Metodologia: A pesquisa adoptou uma abordagem de métodos mistos, combinando entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, observação não participante e análise de fontes secundárias colectadas pela abordagem aleatória estratificada. Para a componente qualitativa, foi utilizada a amostragem não probabilística por conveniência, aplicada a 10 extensionistas, além da realização de um censo junto a 26 lideranças de associações de produtores. Resultados: Os achados revelam que os conteúdos pedagógicos oferecidos pelos serviços de extensão permanecem, em grande parte, descontextualizados das realidades socioprodutivas urbanas e não respondem adequadamente às necessidades específicas dos produtores, cuja prática agrícola apresenta natureza híbrida entre o urbano e o rural. Verificou-se ainda uma baixa participação dos produtores na definição dos conteúdos formativos, o que perpetua uma lógica mecanicista no formato top-down, ancorada em modelos tradicionais da agricultura rural. Conclusões: Os produtores urbanos demonstram uma tendência crescente à adopção de modelos de extensão baseados na procura cujos conteúdos são partilhados em suas redes informais. Por fim, destaca-se a carência de formação específica dos extensionistas para actuar em contextos urbanos e a percepção, por parte das famílias produtoras é de que os conteúdos transmitidos são repetitivos, pouco inovadores e com limitada aplicabilidade prática.
Palavras-chave: extensão agrícola, conteúdos pedagógicos, agricultura urbana