Última alteração: 2025-07-22
Resumo
Imelva Alage
UEM-dep. de Sociologia, Maputo . imelva.alage@gmail.com
Introdução
O presente projeto de pesquisa procura explorar a temática sobre a gentrificação e seus impactos sociais na exclusão urbana, concretamente no bairro de Maxaquene onde a construção de moradias novas e luxuosas tem se intensificado bastante, deixando algumas habitações em situação de risco no prolongamento da Av. Julius Nyerere na Cidade de Maputo.
Contextualização
Destaca-se como problema, o facto de durante vários anos ter-se olhado para aquela zona residencial como um bairro periférico de lata e zinco que representa a identidade cultural daquela população. Bairro periférico que a cada dia, se transforma em Cidade e cria distanciamento entre indivíduos. Razão pela qual (MOSCA, 2008), defende a persistência de se respeitar o modo de sentir, pensar e agir da sociedade tradicional, pois ao se romper os laços de solidariedade tradicional, dificulta adesão às ações coletivas baseadas nos hábitos e costumes locais.
A título de exemplo, o bairro da Polana Caniço está em crescente transformação, sendo ocupado por famílias de posses e moradias luxuosas em comparação com as anteriores casas de caniço, que apelidaram o bairro. Outro exemplo mais gritante é o bairro do Triunfo, que se tornou um bairro luxuoso após terem sido retirados, gradualmente, os seus antigos moradores.
Objectivos
Geral:Analisar os determinantes sociais económicos e culturais que influenciam o processo de gentrificação no distrito municipal de Ka-Maxaquene, na Cidade de Maputo.
Especificos:Contextualizar o processo de gentrificação em Ka-Maxaquene. Identificar os principais fatores sociais económicos e culturais que influenciam o processo de gentrificação no distrito municipal Ka-Maxaquene. Descrever como os valores que geram atitudes e comportamentos afetam na decisão de deslocamento por gentrificação.
Metodologia
Sendo uma pesquisa desenvolvida nas ciências sociais, será de natureza qualitativa, no entanto, a pesquisa qualitativa tem o ambiente natural como fonte de recolha de dados, obtidos no contacto directo entre o pesquisador e o pesquisado em relação a situação pesquisada (Michel, 2020).
Com a pesquisa qualitativa procurar-se-á compreender significado de gentrificação, comportamentos, percepções e experiências do grupo que se pretende pesquisar. Neste caso, esta ocupa-se com significados, percepções, opiniões, sentimentos, valores das comunidades do distrito municipal Ka-Maxaquene, ou seja, com a realidade que não pode ser quantificada.
O método de pesquisa proposto é o estudo de caso, que consiste em estudar profundamente e analisar intensivamente os fenómenos que constituem o ciclo vital da unidade, com a finalidade de estabelecer a relação existente entre a forma como a comunidade se organiza. Neste caso, a pesquisa terá como principal foco, os residentes do distrito municipal Ka-Maxaquene, nas suas variadas formas de organização assim como os actores intervenientes neste processo (governo, residentes etc.).
Resultados
Como resultado da pesquisa obtivemos 70% dos entrevistados alegando que assim o fazem (optam pela gentrificação) como último recurso. Pois os níveis de sustentabilidade naquele local incrementam a cada dia devido o fluxo de novos moradores e com “posses” para sustentar esta nova realidade que Maxaquene exige. Estas contatações permitem afirmar que a nossa segunda pergunta de partida é corroborada.
Conclusões
No presente trabalho procuramos analisar os motivos da gentrificação em Maxaquene e seus impactos sociais na exclusão urbana entre jovens com idade igual ou superior a 18 anos naquela região com objectivo de analisar as dificuldades que as famílias enfrentam em optar por começar “tudo” do zero em regiões menos “caras” e de fácil acesso a vizinhança.
Levantamos como problema procurar saber até que ponto os moradores resistem até decidir optar por gentrificação. Como resultados constatamos que as oportunidades de acesso a uma habitação condigna eram escassas, devido ao baixo nível de rendimento. Constatamos que o nível de instrução escolar daqueles moradores não era das melhores, pois a maioria nem sequer concluiu a 7ª classe, em detrimento da jornada de mais de 10 horas nos mercados lutando pelo pão de cada dia. Estas constatações permitem nos afirmar que o número de famílias afectadas pela gentrificação podem ser exacerbados.
De salientar que nossa contribuição em torno deste tema é ínfima. Restando um vasto campo de pesquisa sobre a gentrificação e seus impactos sociais fora da esfera de Ka-Maxaquene, pois esta temática carece de uma análise profunda.
Este estudo pretende despertar o interesse de investigação sobre as relações interpessoais dos membros residentes de uma área em vias de conflito habitacional.
Palavras Chave: Gentrificação, pobreza, luxuria, população.