Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
OS DETERMINANTES DA PROCURA DO GÁS NATURAL VEICULAR NA ÁREA METROPOLITANA DE MAPUTO (2010-2024)
Abú Adamo Bacar, Simeão Nhabinde

Última alteração: 2025-07-13

Resumo


Introdução/contextualização
Encontrar combustíveis alternativos aos convencionais não é tarefa fácil, por várias razões de ordem técnica, cultural, económica e institucional. No entanto, essa busca tem sido uma prioridade em diversos países, visando mitigar a dependência energética, reduzir os efeitos das variações internacionais dos preços dos combustíveis, melhorar a qualidade do ar e promover poupanças económicas. Apesar dos reconhecidos benefícios económicos e ambientais, o Gás Natural Veicular (GNV) continua a enfrentar desafios para sua ampla aceitação, incluindo em Moçambique. Dados do Banco de Moçambique (BM, 2023) indicam que cerca de 14,05% do PIB foi gasto com a importação de combustíveis convencionais, o que reforça a urgência de se investir em alternativas como o GNV.

Objectivos
Esta pesquisa visa analisar os determinantes da procura do GNV na área metropolitana de Maputo no período de 2010 a 2024, identificando os factores que limitam a sua adopção e medindo os seus determinantes económicos.

Metodologia
A abordagem foi mista. Estimaram-se dois modelos de regressão múltipla: o primeiro com dados primários obtidos por inquérito a usuários e não-usuários de GNV (337 observações); o segundo com dados secundários anuais (2010–2024), num modelo log-log. Foram aplicados testes ADF e Johansen para verificar a existência de cointegração, tendo sido posteriormente estimado um modelo vector de correcção de erros (VCE).

Resultados
Os resultados do VCE mostram que, no longo prazo, a procura de GNV é influenciada pelos preços da gasolina e do próprio GNV. No curto prazo, a procura ajusta-se rapidamente aos desequilíbrios. A fraca adesão ao GNV está fortemente associada à escassez de infraestrutura, à insegurança e ao desconhecimento dos benefícios ambientais do que ao custo de conversão.

Conclusões
O GNV é um bem normal, cuja poupança revelou-se como sendo o principal determinante para a adopção no contexto moçambicano.

Palavras-chave: GNV, Determinantes da Procura, Poupança, Elasticidades