Última alteração: 2025-07-15
Resumo
João Mandongue Ganijo
Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Moçambique, Cidade de Maputo, joaoganijo@gmail.com
Introdução
A inteligência artificial (IA) é uma área da computação que se preocupou, desde a sua origem, com a manipulação dos computadores de forma inteligente. A IA tem se mostrado uma ferramenta promissora para transformar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente no contexto do ensino superior. A aplicação da IA no ensino superior torna o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interactivo e colaborativo, permitindo a divulgação de informações relevantes dos intervenientes de acordo com os seus interesses e anseios.
Objectivo
O presente estudo propõe-se a reflectir sobre os desafios da aplicação da inteligência artificial no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior em Moçambique.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para a recolha de dados, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental.
Resultados
Em Moçambique, a aplicação da IA no ensino superior enfrenta múltiplos desafios, destacando-se a limitação dos sistemas educacionais que se usa a IA, as limitações de acesso à internet de alta velocidade, a inexistência de infraestruturas adequadas, a falta de formação adequada para docentes e alunos em tecnologia e IA e a resistência cultural à mudança.
Conclusões
Apesar dos desafios mencionados, a aplicação da IA no ensino superior em Moçambique potencia o melhoramento da qualidade de educação, e para tal, é relevante a promoção de parcerias entre as instituições de ensino superior, o governo e outros países com experiência da IA na educação, contribuindo assim para um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo.
Palavras-chave: inteligência artificial; processo de ensino e aprendizagem; ensino superior.