Última alteração: 2025-07-14
Resumo
Introdução
Moçambique, tal como outros países em via de desenvolvimento, busca formas de impulsionar o crescimento económico e promover práticas de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, uma área de interesse significativa é o papel do mercado de capitais e especificamente, a actuação da Bolsa de Valores no cresciemento económico.
Objectivo
O presente estudo tem como principal objectivo analisar a contribuição da Bolsa de Valores de Moçambique no crescimento económico em Moçambique.
Metodologia
A investigação foi orientada por uma abordagem quantitativa, através da análise de dados secundários que permitiram o estudo de dados estatísticos por meio de modelos de regressão linear múltipla, o que possibilitou identificar evidências estatísticas robustas sobre a influência da Bolsa de Valores de Moçambique no crescimento económico.
Resultados
Os resultados indicam que ao longo do período, a capitalização bolsista e o volume de transações da Bolsa de Valores de Moçambique evoluíram, impactando positiva e significativamente no impulsionamento do Produto Interno Bruto, evidenciado no estudo pelo coeficiente de correlação apurado, que indica que a percentagem da variação no Produto Interno Bruto pode ser explicada pelas referidas variáveis.
Conclusões
O estudo permitiu concluir que evolução da capitalização bolsista e o volume de transações da Bolsa de Valores de Moçambique, constituem uma força motriz do crescimento económico, na medida em que uma elevada capitalização mobiliza poupanças e financia empresas para investimento e um elevado volume de transações, aumenta a liquidez e reduz o risco para investidores, potencializando o Produto Interno Bruto e consequentemente garantindo o desenvolvimento e crescimento económico.
Palavras-chave: Crescimento económico, Bolsa de Valores de Moçambique, Mercados de Capitais.