Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
Impacto da Inteligência Artificial Generativa na Educação em Moçambique: O Caso do ChatGPT
Salomão Karlin Macome

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Resumo

Introdução

A inteligência artificial generativa foi objecto de discussão ao longo dos anos de 2023 e 2024, com destaque para o ChatGPT. Esta é uma ferramenta que trouxe mudanças transformadoras a nível global, e Moçambique não é excepção. O ChatGPT tem sido usado para vários fins no campo educacional em Moçambique. Não se pode negar que o ChatGPT possui um pontencial para melhorar os resultados na educação, ao mesmo tempo em que existe a necessidade de abordar os desafios associados ao uso eficaz.

Objectivos

O objectivo geral deste artigo é compreender o impacto da inteligência artificial generativa na educação em Moçambique, destacando o ChatGPT como caso de estudo. Os objectivos específicos são de analisar o funcionamento do ChatGPT, indicar as aplicações do ChatGPT na educação, identificar os desafios e oportunidades no uso do ChatGPT na educação e avaliar o impacto do ChatGPT na educação em Moçambique.

Metodologia

O artigo realizou uma revisão integrativa e pesquisa quali-quantitativa.

Resultados

A frequência com que o ChatGPT é usado pelos estudantes varia entre ocasional e frequente. Para alguns, ele é vista como uma solução pontual para tarefas específicas. Para outros, as suas funcionalidades foram incorporadas na rotina académica, respectivamente. Em relação às formas de uso do ChatGPT, os estudantes utilizam para resolver testes e exames, pesquisar informações, indicando, provavelmente, que ele é amplamente reconhecido como uma fonte acessível e rápida no fornecimento de respostas; e outras formas. Por fim, o desempenho académico pelos estudantes no uso do ChatGPT pode melhorar ligeiramente ou prejudicar ligeira ou significativamente, dependendo de como é usado. Entretanto, há quem percebe a ausência de impacto perceptível.

Conclusão

A conclusão é que o uso do ChatGPT pelos estudantes em Moçambique é predominantemente complementar e não substitutivo. O impacto é moderadamente positivo, mas apresenta riscos, como imprecisão nas respostas geradas pela ChatGPT.

Palavras-chave: Inteligência Artificial Generativa, Educação, ChatGPT.