Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
EPIDEMIOLOGIA DO HPV E CANCRO DO COLO DO ÚTERO EM MOÇAMBIQUE: REVISÃO E PERSPECTIVAS
A Chambal Chilengue, K Munguambe, E Sevene

Última alteração: 2023-07-31

Resumo


O cancro do colo do útero (CCU) é a quarta neoplasia mais comum em mulheres, especialmente em países de baixa renda. No entanto, a obtenção de dados epidemiológicos fiáveis tem sido um desafio para Moçambique, dificultando a compreensão da carga da doença.

Este estudo teve como objectivo descrever a situação epidemiológica actual do HPV e CCU em Moçambique, incluindo os sero-tipos mais prevalentes.

Uma revisão sistemática da literatura foi realizada, utilizando as bases PubMed, Web of Science e Google Scholar. Foram utilizadas palavras-chave como HPV, CCU, Moçambique, além disso, fez-se uma busca de documentos estratégicos na literatura cinzenta. Os artigos foram analisados por três revisores, que decidiram quais incluir na revisão.

Foram identificados 98 artigos, dos quais 26 foram removidos por serem duplicados. Dos 72 restantes, 50 foram exclusos por não estarem relacionados à epidemiologia do HPV e CCU. No final foram analisados 22 artigos e 8 documentos da literatura cinzenta.

Com base nos artigos revisados, constatou-se uma escassez de dados sobre a incidência do HPV em Moçambique. A prevalência variou entre 40% e 90%, sendo os genótipos mais comuns o HPV 35, 58, 16 e 18. Em relação ao CCU, foi observada uma incidência de 5.325 novos casos por ano, com o carcinoma de células escamosas sendo o tipo histológico mais frequente. No entanto, a disponibilidade de dados sobre a prevalência e incidência do CCU por tipo histológico é limitada ou inexistente.

Os resultados revelaram uma lacuna na disponibilidade de dados do HPV/CCU, o que dificulta a compreensão abrangente da epidemiologia da doença. As variações na prevalência do HPV podem ser atribuídas aos diferentes contextos dos estudos realizados. É crucial adoptar uma abordagem cautelosa na interpretação dos resultados, levando em consideração o contexto dos estudos, a fim de obter uma compreensão precisa da situação do HPV/CCU em Moçambique.

 

Palavras-chave

Epidemiologia, Cancro do colo do útero, HPV, Moçambique