Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
OS DESAFIOS DA EDUCACAO INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
SERGIO FAIFIANE Nhacudine

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


RESUMO: O objectivo deste artigo é analisar os principais desafios da educação inclusiva na Universidade Eduardo Mondlane, à luz dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e no   quadro da Estratégia de Educação Inclusiva da Universidade Eduardo Mondlane 2018-2022, aprovada pela Deliberação nº25/CUN/2017, de 7 de Dezembro, pelo Conselho Universitário, estrutura superior da direcção da instituição. O artigo resulta de uma pesquisa exploratória, cuja finalidade é proporcionar mais informações em volta dos desafios da inclusão no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foi feita uma revisão integrativa da literatura sobre a educação inclusiva e entrevistas aos gestores das unidades académicas e administrativas da Universidade Eduardo Mondlane. Como principais conclusões, a pesquisa constatou que, não obstante notarem-se grandes avanços no atendimento e acompanhamento de estudantes com Necessidades Educativas Especiais, ainda prevalecem grandes desafios, sobretudo no que diz respeito a comunicação com estudantes com deficiência auditiva, no processo de ensino-aprendizagem, onde para o efeito recorre-se aos interpretes da língua de sinais de Moçambique, sem domínio dos conteúdos da aula, o que não garante a tradução correcta. Outrossim, as rampas de acesso aos edifícios, não abrangem os compartimentos dos directores das unidades, directores de cursos e demais gestores, limitando o acesso de estudantes com deficiências de locomoção. Daí que sugere- se uma capacitação de docentes em matérias de línguas de sinais de Moçambique e demais matérias de inclusão no processo de ensino-aprendizagem, com vista a garantir uma educação inclusiva e de qualidade. Os gabinetes dos gestores das unidades devem estar acessíveis a todos os estudantes, incluindo os com Necessidades Educativas Especiais.

 

Palavras-chave: educação inclusiva, objectivos do desenvolvimento sustentável

__________________________

Correspondência para: sergio.nhacudine@uem.ac.mz