Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
EFEITO DO CLONE E DA REGIÃO DO LENHO NO RENDIMENTO GRAVIMÉTRICO E QUALIDADE ENERGÉTICA DO CARVÃO VEGETAL DE TRÊS CLONES DE Eucalyptus sp.
Jamal Andinane Manga, Jamal Andinane Manga

Última alteração: 2023-08-07

Resumo


A madeira é um material que apresenta variação das suas propriedades nos sentidos longitudinal, radial e tangencial. Essas variações podem manifestar-se também no carvão vegetal por tratar-se de um produto de madeira. Este trabalho teve como objectivo avaliar o efeito do clone e da região do lenho no plano transversal, no rendimento e qualidade energética do carvão vegetal de Eucalyptus sp. A partir de cinco árvores por clone de Eucalyptus. camaldulensis, Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla de 6 anos de idade, de plantações estabelecidas na província de Manica, foi retirado a 1,30m de altura de cada árvore  um disco de 6cm de espessura, o qual foi  convertido em cubos do cerne e borne com as dimensões de 2 x 2 x 2cm. O material foi em seguida carbonizado num forno mufla e o carvão resultante foi avaliado quanto ao rendimento gravimétrico, teor de materiais voláteis, cinza e carbono fixo. De acordo com os resultados, o cerne dos clones E. camaldulensis e E. urophylla apresentou valores de rendimento gravimétrico de carvão vegetal maiores e estatisticamente diferentes em relação ao cerne de E. grandis, enquanto E. camaldulensis mostrou maior teor de carbono fixo e estatisticamente diferentes dos restantes clones. Para o borne, os valores de rendimento gravimétrico e os teores de materiais voláteis e carbono fixo não mostraram diferença estatisticamente significativa entre os três clones, com excepção do teor de cinza de E. camaldulensis e E. grandis que diferiu estatisticamente de E. urophylla. Por outro lado, observou-se diferença estatisticamente significativa do rendimento gravimétrico de cerne e borne para E. camaldulensis, enquanto que para os restantes clones, os resultados não mostraram evidências de diferenças significativas. O estudo conclui que os clones e a região do lenho têm um efeito significativo no rendimento gravimétrico e na qualidade energética do carvão vegetal.Palavras-chave: Eucalyptus sp., carvão vegetal, rendimento gravimétrico e carbono fixo.