Última alteração: 2023-07-24
Resumo
Samuel Chumane1 e Carla Maria Ataíde Maciel2
1Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique
2Universidade Pedagógica de Maputo (UPM), Moçambique
RESUMO: Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a avaliação das aprendizagens de pessoas surdas em Moçambique. A nossa reflexão tem por base uma pesquisa qualitativa realizada em algumas instituições da cidade de Maputo. Para a consecusão desta pesquisa realizámos uma análise documental de cunho interpretativo de documentos legais que regulam o processo de avaliação das aprendizagens de pessoas surdas no mundo em geral e, em Moçambique, em particular. Ainda, efectuámos uma pesquisa de campo, na qual examinamos algumas avaliações escritas e realizámos entrevistas a professores e alunos surdos que frequentam diferentes níveis de escolaridade. Os resultados da nossa pesquisa indicam que os alunos surdos são avaliados como os ouvintes. Nessa base, apresentamos algumas propostas que poderão ajudar as entidades responsáveis pela educação a encontrar formas aplicáveis para avaliar as aprendizagens de pessoas surdas.
Palavras-chave: educação bilingue, bilinguismo, avaliação das aprendizagens, inclusão escolar.
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Correspondência para: (correspondence to:)
1 Doutorado em Linguística pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Assistente Universitário na Faculdade de Educação da UEM. scchumanesamuel@gmail.com/ 84 622 9657; 87 508 2498
2 Doutorada em Estudos de Língua Inglesa pela Universidade de Illinois, E.U.A. Professora Associada na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes, UP, Maputo. carlamacielmoz@gmail.com
THE ROLE OF SIGN LANGUAGE IN DEAF CHILDREN FORMAL EDUCATION IN MOZAMBIQUE
ABSTRACT: In this article we present a reflection on learning assessment of deaf people in Mozambique. Our reflection is based on qualitative research conducted in some educational institutions in the city of Maputo. For the achievement of this research, we conducted a documentary analysis of an interpretative nature of legal documents that regulate the process of learning assessment of deaf people in the world in general, and in Mozambique in particular. We also conducted field research, in which we examined some written assessments and conducted interviews with teachers and deaf students attending different levels of education. The results of our research indicate that deaf students are assessed just like hearer. On this basis, we present some proposals that may help education authorities to find applicable ways to assess the learning of deaf people.
Keywords: bilingual education, bilingualism, learning assessment, school inclusion.