Última alteração: 2023-08-08
Resumo
POSTOS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE COMO CONTRIBUIÇÃO DO MUNICIPIO DE MAPUTO NA RESPOSTA A PANDEMIA DA COVID-19
Introdução:
O Conselho Municipal de Maputo no âmbito da implementação do Plano de Desenvolvimento Municipal 2019-2023, com apoio do Banco Mundial elaborou o Projecto de Transformação Urbana de Maputo. O Projecto inclui uma subcomponente de intervenção para controlo e prevenção da COVID-19. Foram criados 20 Postos Comunitários de Saúde (PCS) em 20 bairros críticos do Município, com objectivo de estabelecer medidas interventivas para a mitigação, prevenção, redução da propagação e transmissão comunitária, rastrear e testar os casos suspeitos da COVID-19 na comunidade e aproximar os serviços de saúde à comunidade e reforçar o sistema de referenciamento comunitário de utentes graves para o seguimento nas unidades sanitárias.
Palavras chaves: Postos comunitários de saúde, COVID-19, Utentes.
Objectivos: mostrar a contribuição dos PCS na resposta comunitária a COVID-19.
Método:
Foram revistos os relatórios de actividades realizadas com vista a resposta da COVID-19 no período de Março de 2020 a Março de 2023 e avaliados todos pacientes que deram entrada nos PCS com sinais e sintomas sugestivos de COVID-19 e testados.
Resultados:
No período em avaliação foram rastreados 56.364 utentes, destes 3.362 foram testados para COVID-19 e 406 foram positivos, 3.113 foram referidos para unidade Sanitária para seguimento.
Conclusão:
A estratégia de implementação dos PCS foi de mais valia na resposta a COVID-19 no Município de Maputo, sendo que a aproximação dos serviços de saúde a comunidade permitiu elevar o nível de literacia, de rastreio, testagem e seguimento aos utentes no seio da comunidade, constituindo desta forma um potencial reforço na gestão dos casos.