Última alteração: 2023-07-13
Resumo
A presente pesquisa, de abordagem qualitativa e com base nos dados empíricos da Escola Estrela Vermelha analisa as estratégias para efetivação da educação sexual nas escolas secundárias em Moçambique. Para lá, discute-se, primeiro, o conceito de educação sexual, e em segundo enquadra-se a educação sexual no currículo do ensino secundário e verifica-se as estratégias usadas para a efectivação no local em estudo. A pesquisa parte do pressuposto segundo o qual a educação sexual é um tema apropriado para as disciplinas de biologia e ciências naturais. Assim, contribui-se no debate académico sobre os temas transversais que são um conjunto de questões que preocupam a sociedade, mas pela sua natureza social, não pertencem a uma área ou disciplina, portanto deve ser leccionado por todos os professores. Realizado o trabalho, constatou-se que na ESEV existem 3 professores que são responsáveis pela educação sexual na escola, estes trabalham em parceria com o projecto VIVA + oferecendo educação sexual aos alunos principalmente as raparigas. A principal estratégia usada pela escola para envolver todos os professores no processo de ensino da educação sexual, é que as quartas-feiras todas as turmas têm reunião de turma, nestas reuniões são abordados vários temas transversais dentre eles a educação sexual. Sendo uma escola onde todos os professores são directores de turma, garante-se que estes tenham um momento para abordar a educação sexual com os alunos. Deste modo conclui-se de que todos os professores podem oferecer educação sexual na escola contrariando o pressupoto de partida desta pesquisa.
Palavras-chave: Educação Sexual, Saúde Sexual e Reprodutiva, Sexualidade, Estratégia.