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CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA SECUNDÁRIA NELSON MANDELA
Última alteração: 2023-08-08
Resumo
CONTRIBUTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA ESCOLA SECUNDÁRIA NELSON MANDELAAutoras: Lízia Francisco Cuinica1 e Victória Khálau Peixoto 2
Os resíduos sólidos escolares são oriundos de actividades administrativas e nas salas de aula, a gestão inadequada dos mesmos provoca inúmeras doenças, problemas sanitários, contaminação do ar, entre outros. Este estudo tem como objectivo Avaliar o contributo da Educação Ambiental na gestão de resíduos sólidos na escola secundária Nelson Mandela. Metodologicamente, o estudo adoptará uma abordagem qualitativa na vertente do estudo de caso e o tipo de amostragem será por saturação teórica. Espera-se que participem da pesquisa 5 funcionários, 30 alunos divididos por classes, respectivamente 8a, 10a e 12a e 6 professores. A entrevista semi-estruturada e Observação estruturada não participante serão usadas como técnicas de recolha de dados para o estudo. Espera-se que este estudo contribua para a inserção da Educação Ambiental na escola e na gestão dos resíduos sólidos em particular, bem como propiciar a procura de soluções para promover uma gestão adequada dos resíduos sólidos por parte das instituições de ensino, assim como aos conselhos municipais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Gestão.
Os resíduos sólidos escolares são oriundos de actividades administrativas e nas salas de aula, a gestão inadequada dos mesmos provoca inúmeras doenças, problemas sanitários, contaminação do ar, entre outros. Este estudo tem como objectivo Avaliar o contributo da Educação Ambiental na gestão de resíduos sólidos na escola secundária Nelson Mandela. Metodologicamente, o estudo adoptará uma abordagem qualitativa na vertente do estudo de caso e o tipo de amostragem será por saturação teórica. Espera-se que participem da pesquisa 5 funcionários, 30 alunos divididos por classes, respectivamente 8a, 10a e 12a e 6 professores. A entrevista semi-estruturada e Observação estruturada não participante serão usadas como técnicas de recolha de dados para o estudo. Espera-se que este estudo contribua para a inserção da Educação Ambiental na escola e na gestão dos resíduos sólidos em particular, bem como propiciar a procura de soluções para promover uma gestão adequada dos resíduos sólidos por parte das instituições de ensino, assim como aos conselhos municipais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Gestão.