Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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FRONTEIRAS ENTRE PRÁTICA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: O PERFIL DOS ESTUDANTES DO MESTRADO EM GÉNERO
Chadercio Ernesto Malendja

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


O presente artigo, tem o objectivo de analisar o perfil dos estudantes do mestrado em gênero e desenvolvimento na UEM. Neste buscamos compreender qual é o perfil académico e profissional dos estudantes que se interessam por questões de género, compreender as motivações por detrás da escolha do curso. A analise do perfil dos Mestrandos de Género e Desenvolvimento possibilitou-nos levantar um debate sobre quadro questões principais: a primeira questão é inerente ao próprio conceito de Género; a segunda questão é sobre a práxis feminista; a terceira questão diz respeito a subjectividade e objectividade e por último tratamos das utilidades das ciências no geral e das ciências sociais em particular. Metodologicamente a pesquisa é de carater qualitativa com o uso de entrevistas semi-estruturadas. Concluímos que estudantes do mestrado pelo facto de serem na sua maioria trabalhadores procuram abordar temas que podem ligados à sua área de trabalho o que dependendo do caso pode comprometer a produção de conhecimento científico na área de género, pois os trabalhos podem responder mais questões profissionais do que questões verdadeiramente científicas.

 

Palavras-chave:

Género; praxis feminista; subjectividade ; objectividade; Género