Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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Análise das Estratégias de Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas usadas pelos Professores do Ensino Secundário Geral no Distrito Municipal KaPfumu: o caso da Escola Secundária ʺJosina Machelʺ
Ercilia Domingos Djeco, Carlos António Manhiça

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


Este trabalho, tem como objectivo principal análisar as estratégias de inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais Auditivas usadas pelos professores do Ensino Secundário Geral no Distrito Municipal KaPfumu, especificamente, na Escola Secundária ֞Josina Machel֞. A abordagem do estudo, foi qualitativa e, como procedimento de colecta de dados, utilizaram-se as técnicas de observação não participante, de entrevista semi-estruturada aos professores e Director Pedagógico do Primeiro Ciclo e de análise documental. Participaram no estudo 4 professores de ambos os sexos, que lecionam da 8.ª à 10.ª Classes e 1 Director Pedagógico do 1.º Ciclo. Dos resultados obtídos das estratégias usadas pelos professores na inclusão de alunos com NEEA, os professores que leccionam nas turmas inclusivas, na ESJM, recorrem a natureza para explicar alguns fenômenos, dão assistência individualizada aos alunos de carteira em carteira, além de ter auxílio de interpretes em Línguas de Sinais, que vão traduzindo a matéria na linguagem de sinais, enquanto o professor explica. Detetou-se também a falta de métodos ou estratégias definidas para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em alunos com NEEA nos documentos oficiais da escola, o que abre espaço para os professores se reinventarem diante das adversidades que enfrentam dia após dia nas turmas inclusivas.

 

Palavras-chave: Estratégias, Inclusão, necessidades educativas especiais auditivas.