Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
A formação contínua dos professores em exercício em Moçambique como um elemento chave na contribuição para a melhoria da qualidade do PEA
Manuel Morada Liquelique

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


A formação contínua dos professores em exercício em Moçambique como um elemento chave na contribuição para a melhoria da qualidade do PEA

RESUMO

O presente artigo tem como objectivo principal discutir a pertinência de existência de uma formação contínua estruturada dos professores em exercício ao nível das escolas moçambicanas, pois acreditamos que este feito pode contribuir para o melhoramento do processo educativo. Este artigo é meramente bibliográfico e de abordagem qualitativa. Desta forma concluímos que a formação contínua dos professores em exercício é de extrema importância pois para além de coloca - los actualizados criam bases necessárias para o seu desenvolvimento profissional, paralelamente a este facto este elemento permite que os professores sejam capazes de promover mudanças na postura e no fazer pedagógico criando desta forma profissionais competentes, dotados de uma fundamentação teórica consistente e com capacidade de análise e reflexão crítica acerca de todos os aspectos que compõem e influênciam o contexto escolar.

Palavras - chave: Formação contínua; professores; processo de ensino aprendizagem.