Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO LABORATORIAL DA MEDIDA DAS CONSTANTES BÁSICAS: PESO, COMPRIMENTO E TEMPO, APLICÁVEIS AOS CURSOS DE ENGENHARIA
Fernando Venancio Mucomole

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


F. V. Mucomole 1

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A capacidade de entender bem e estimar a medição considerando a determinação do erro é o conhecimento básico para o sucesso do laboratório de física. Aqui foi considerada a fonte média de quatro cursos de licenciatura em engenharia deslocados em regime diurno e noturno, ministrados nos níveis iniciais, com o objetivo de problematizar o ensino laboratorial de medição. Foi utilizado um método de análise quantitativa com base nos resultados produzidos nos relatórios entregues para avaliação dos alunos. Os resultados mostram estatisticamente que a problematização leva os alunos a uma melhor percepção dos conteúdos e execução do experimento. Também há uma tendência de melhor aproveitamento do conteúdo ministrado à medida que os alunos são levados a realizar o experimento por sua própria participação utilizando o conhecimento teórico e a percepção. Esses resultados concordam com os obtidos na problematização de experimentos semelhantes como, por exemplo, em Kuleshov (2007). Aqui concluiu-se que para um bom ambiente de resolução de problemas devem ser abordados primeiro os conceitos básicos da teoria do erro, seguido da análise dos procedimentos de execução experimental, em modo de montagem sem exigir que os alunos conheçam o modelo de funcionamento e dispositivos para conhecer as grandezas a ser coletadas no experimento que pretendem realizar.

Palavras-chave: Erro, peso, comprimento, problematização, quanlitativo.