Última alteração: 2023-08-01
Resumo
Área temática: Cultura, sociedade, educação e informação
Apresentação: Oral
RESUMO
Este trabalho foi realizado em algumas escolas da cidade e província de Maputo, e tem a sua origem nas dificuldades encontradas pelos professores de Física no tratamento das aulas laboratoriais. Esta situação pode estar relacionada com as actuais abordagens feitas no processo de ensino e de aprendizagem da física que não chegam a estimular o aluno para a sua participação activa. A superlotação das turmas assim como a falta de laboratórios equipados tem sido apontada como um factor que influencia negativamente o processo de ensino e a aprendizagem da disciplina de Física em Moçambique. Com a realização deste trabalho o autor quer perceber das ideias dos professores de Física sobre a experimentação nas escolas Moçambicanas; saber dos mesmos qual é o ganho trazido pela experimentação no processo de ensino e aprendizagem.Procura-se com uso do material de baixo custo assim como a simulação computacional fechar as lacunas que deixaria o não uso de laboratórios. O presente trabalho foi de carácter prático, para a sua realização recorreu-se primeiro a uma pesquisa bibliográfica. No trabalho de campo foi feita uma recolha de dados baseados em entrevistas feitas a alguns professores de Física sobre o seu sentimento no que concerne a actividade experimental nas escolas do ensino Secundário Geral.Para a realização das entrevistas não se obedeceu nenhum critério de selecção das escolas, isto é, tanto as escolas estatais assim como as privadas foram abrangidas.A experimentação faz-se com o objectivo de fazer o aluno a adquirir o resultado final do que ele apenas observa nas aulas teóricas.
Palavras-chave: Aulas laboratoriais, Ensino e aprendizagem, Material de baixo custam, Física, Simulação computacional