Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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Influência da educação ambiental implementada nas zonas de conservação na (re)construção dos saberes locais
Narcisia Estevao Cossa

Última alteração: 2023-07-27

Resumo


As questões de educação ambiental versus saberes locais são temáticas que se discutem na actualidade (DICKMANN & MARCHIORATO, 2021; DILL & CARNIATTO, 2020), para compreender como se desenvolve nas comunidades transformação e mudança de consciência ambiental face a situação socio-ambiental. Este estudo tem como o objectivo analisar a influência da educação ambiental desenvolvida nas zonas de conservação na (re)construção dos saberes locais. A metodologia utilizada consistiu na busca de bases de dados (Researchgate, Springer, Repositório UEM, Reved), e foram pesquisadas dissertações, monografias, estudos e artigos nacionais e internacionais produzidos nos últimos 15 anos. Com base numa pesquisa bibliográfica alicerçada ao modelo de análise de conteúdo de Bardin (2014). Os resultados revelam que as acções de educação ambiental na comunidade se consubstanciam na efectivação de palestras de sensibilização e consciencialização nas comunidades, excursões ecológicas e teatro, fazendo-se simulação das consequências negativas das queimadas descontroladas, do desflorestamento e da caça furtiva, na sua descrição invocam actos externos as comunidades, ou seja, estas tem um papel passivo face a sua aprendizagem. Conclui-se que há necessidade de refletir-se na melhoria das acções de educação ambiental que tem sido implementadas nas comunidades, de modo a que se tenha uma educação ambiental crítica e transformadora, que se deva ter em consideração a totalidade histórica das comunidades, reconhecendo o papel do sujeito, como agente activo da sua aprendizagem.

 

Palavra-chave: Acções de educação ambiental, Saber local