Última alteração: 2023-08-01
Resumo
No ensino de Física no nível médio constata-se que as actividades experimentais são raramente utilizadas pela maioria dos professores. São apresentadas diversas justificativas para a não realização das aulas laboratoriais ou actividades experimentais diversas, como: falta de actividades preparadas, recursos insuficientes para reposição e compra de equipamentos, escassez e/ou inexistência de materiais de laboratório, e mais. Com esta pesquisa pretende-se realizar um conjunto de experiências sobre estática dos sólidos facilmente replicáveis com material de fácil acesso. Iniciou-se a pesquisa com a identificação das experiências sobre estática dos sólidos que se adequam para a 9ª classe; foram elaborados os guiões das experiências identificadas; seguiu-se a montagem dessas experiências com material local e de fácil acesso, e posterior testagem. Por fim foram realizadas as experiências junto aos alunos da Escola Secundária Magoanine B. Para avaliar a assimilação dos conteúdos, foi realizado um pré-teste e um pós teste, usando um questionário com 7 perguntas relacionadas com a estática dos sólidos. Os resultados apontam para uma melhoria na assimilação dos conteúdos relacionados, pois, em algumas questões a percentagem de opções e respostas correctas aumentou significativamente no questionário respondido depois da realização das experiências (pós-teste) em comparação com o obtido no pré-teste. Recomenda-se aos professores a utilização de material de fácil acesso na montagem de experiências.
Palavra-chave: Estática dos sólidos, experiência com material de fácil acesso.