Última alteração: 2023-08-01
Resumo
A nível global o transporte contribui para as emissões de Gases de Efeito de Estufa, com cerca de 14%. O objectivo principal do artigo é de encontrar mecanismos alternativos de redução dessas emissões usando combustível alternativo para o sector de transporte, considerando o uso do Hidrogénio Verde. Pelo processo de Eletrólise da Água é produzido o Hidrogénio Verde, através de fonte de energia renovável, no caso a energia solar, que pela sua versatilidade pode se aplicar tanto para o aquecimento como para combustível veicular. O combustível fóssil usado no sector de transporte público, concretamente na Agência Metropolitana de Transporte de Maputo (extinta TPM), será quantificado e far-se-á uma estimativa das emissões associadas aos mesmos, contudo para a sua substituição será necessário dimensionar as quantidades de Hidrogénio Verde. Para a análise de redução das emissões desenvolver-se-ão dois cenários, em que no primeiro, é mantido o combustível fóssil como fonte principal e noutro a sua substituição pelo Hidrogénio Verde. Os resultados da pesquisa permitem quantificar as emissões que o sector de transporte público produz e a analise de viabilidade do combustível alternativo na empresa de transporte público, como alternativa sustentável e que visa reduzir a dependência na importação de combustíveis que o país enfrenta. A natureza multidisciplinar deste artigo requere a aplicação de múltiplas metodologias. Esta combinação de metodologias é adequada para o propósito de ganhar uma apreciação das mudanças propostas, as razões para essas mudanças e as relações temporais dessas mudanças. Os aspectos mais salientes desta combinação de metodologias incluem, análise quantitativa e qualitativa, análise histórica e política.
Palavras-chave: Energias Renováveis, Hidrogénio Verde, Sector de Transporte, Emissões de GEE, Sustentável