Última alteração: 2023-08-01
Resumo
CARGA HORÁRIA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS:
Performance de alunos em escolas de dois e três turnos no Ensino Primário
Antero de Almeida NHANTUMBO[1]
anteronhantumbo@gmail.com
O estudo analisa a relação entre a distribuição da carga horária semanal e o desempenho de finalistas do Ensino Primário num teste de competências na disciplina de Matemática, socorrendo-se da distribuição da carga horária para escolas de regime de dois e três turnos (INDE/MINEDH, 2020: 21-22).
A metodologia de análise de dados usada é quantitativa (Creswell & Creswell, 2023), tendo sido descritos os dados em busca de evidencias sobre a relação entre os resultados do teste aplicado a 200 alunos da 6ª classe (2022) em quatro escolas públicas urbanas e suburbanas e o tempo de exposição às aulas de Matemática.
O teste aplicado rejeita a possibilidade de os dois grupos de alunos possuírem competências similares, à excepção da Unidade Percentagens (valor-p 0.102 ≥ 0.05). No que se refere às competências previstas, os grupos assemelham-se no que se refere à resolução de problemas com fracções (valor-p 0.138 ≥ 0.05). A capacidade de raciocínio (p-valor 0,094 ≥ 0.05) assombra os dois grupos de alunos.
Concluímos que se pretende reduzir as disparidades entre em áreas urbanas e suburbanas, urge de estudar a possibilidade de eliminar o regime de três turnos no Ensino Primário. O alargamento do tempo de exposição às aulas aliado a programas de desenvolvimento de competências seria uma mais-valia para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: carga horária, competências, Ensino Primário
[1]Projecto TECLIS (Textos, Comunicação, Línguas e Serviços)