Última alteração: 2023-08-11
Resumo
O presente estudo procura analisar a produção de conhecimento em Ciências Sociais em Moçambique, a partir do percurso do Centro de Estudos Africanos (CEA) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), desde a sua génese (1976) até ao ano 2002.
A partir de uma análise bibliográfica e documental, focalizamos o estudo na revista Estudos Moçambicanos. A partir desta, constatou-se que há um legado epistemológico no CEA que permanece actual aos desafios do presente. Este Centro, manteve sempre o rigor científico, procurou contribuir para a “descolonização” do conhecimento, produziu (propostas) alternativas ao desenvolvimento do país e à redução da dependência da região em relação a África do Sul. Para além disso, assumiu uma postura inter e multidisciplinar, crítica e responsável, comprometida com a transformação social, que a tornou numa “verdadeira escola de Ciências Sociais”. Este Centro é um exemplo inequívoco de que existem epistemologias alternativas que possibilitam uma produção de conhecimento a favor dos africanos, sem que se pretenda afrocentrista.
Assim sendo, o legado de pesquisa do CEA, sendo rebuscado, pode oferecer uma alternativa epistemológica face aos desafios do presente.
Palavras-chave: Ciências Sociais, Produção de Conhecimento, Legado Epistemológico.