Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

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CRENÇAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE O USO DE SIMULAÇÕES DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO UMA FORMA DE ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO
Luis Jose Bras

Última alteração: 2023-08-01

Resumo


A literatura descreve vários termos que estão ligados às crenças dos professores, como opiniões, atitudes, percepções, concepções, perspectivas, confiança, motivação, autoconceito, conhecimento, pontos de vista e princípios. Geralmente, as crenças dos professores são frequentemente categorizadas como tradicionais ou modernas. As crenças tradicionais e epistemológicas dos professores sobre as práticas de sala de aula são tipicamente centradas no professor. As crenças dos professores sobre a tecnologia estão relacionadas à sua concepção da natureza do ensino e da aprendizagem, à natureza da disciplina que ensinam e à sua confiança no uso das tecnologias em sala de aula. Essas crenças podem influenciar suas decisões e escolhas de estratégias pedagógicas em sala de aula. Abbitt (2011) concluiu que melhorar o conhecimento dos professores em relação ao ensino com tecnologia pode resultar em maior crença em sua capacidade e confiança para ensinar de forma mais eficiente usando a tecnologia. Os principais objetivos deste estudo são explorar as crenças dos professores sobre o ensino de ciências baseado em investigação e simulações para obter uma visão sobre como essas crenças influenciam seu ensino.

 

O estudo de caso foi escolhido porque pode fornecer uma oportunidade de ter uma visão geral dos fenômenos da vida real, pois o estudo visa explorar as crenças dos professors de ciências sobre o uso de simulações como forma de investigação em ambientes de sala de aula, onde a necessidade de usar diferentes métodos de ensino está em constante crescimento. Procuramos no final desta pesquisa descubrir até que ponto as crenças dos professores no ensino de ciências baseado em investigação influenciam o uso de simulações.

 

 

Palavras-chave: Crenças, Tecnologias, Ensino, Investigação.