Última alteração: 2023-08-08
Resumo
RESUMO
Marisa Mate
Este estudo, é resultado da investigação da aplicabilidade da plataforma MOODLE como Tecnologia Educacional. Uma ferramenta que fez parte da capacitação oferecida aos docentes de quatro faculdades da Universidade Eduardo Mondlane (Veterinária, Educação, Engenharia e Ciências). O objectivo do estudo foi de investigar o uso da nova abordagem de Tecnologias Educacionais proposta pelo EdTech no processo de ensino e aprendizagem.
A investigação foi conduzida nas faculdades acima mencionadas. Foram contactados 15 Docentes dessas faculdades que participaram em todos os quatro workshops. As entrevistas foram administradas e gravadas online para reduzir a exposição do entrevistador e dos entrevistados à COVID-19. Os resultados das entrevistas mostram que apenas 33,3% dos docentes entrevistados usaram o MOODLE activamente após a capacitação, tendo grande parte 46.4% dos entrevistados tendo afirmado não ter usado a plataforma mesmo com a interrupção das aulas presenciais. O fraco uso da plataforma MOODLE foi justificada pelas seguintes barreiras: complexidade das disciplinas que ministram; a qualidade de internet e infraestruturas; alunos sem equipamento para aceder as aulas virtuais; resistência à mudança e a complexidade dos cursos. Apesar das barreiras apontadas pelos entrevistados como sendo os fatores por trás do "fraco" uso das Tecnologias Educacionais, particularmente o MOODLE, há exemplos animadores de docentes que disseram não imaginar voltar a lecionar sem o uso da tecnologia, mesmo nas aulas presenciais, o que permite concluir que as oficinas promovidas pelo subprograma EdTech agregaram valor aos docentes que participaram do treinamento, principalmente com a eclosão da pandemia da COVID 19, onde os docentes puderam facilmente migrar das aulas presenciais para as aulas online, garantindo a continuidade do ensino na Universidade Eduardo Mondlane durante o período de interrupção.
Palavras chaves: tecnologias educacionais, plataformas e barreiras