Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
Impacto da Digitalização (Moeda Electrónica) sobre a Produtividade no Sector Agrícola em Moçambique (2012-2021)
Dario Calado Monjane

Última alteração: 2023-08-08

Resumo


Na prossecução do objectivo de maior inclusão financeira com vista a garantir um desenvolvimento económico sustentável e redução das desigualdades sociais, o Banco de Moçambique elaborou a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira 2016-2022, as Instituições de Moeda Electrónica (IME) contribuir de forma significativa para alcance das metas de definidas, destacando que em termos de expansão das contas em moeda electrónica, em 2021, o país passou a contar com cerca de 67% da sua população adulta com uma conta em moeda electrónica aberta junto das IME. Em termos de acesso físico, em 2021, o país passou a contar com, pelo menos, um ponto de acesso em todos os distritos (cobertura de 99% do total de distritos).

A expansão das IME tem maior predominância nas zonas rurais, onde na sua principal actividade de geração de rendimento é agricultura, justificando a seguinte indagação, Qual é o impacto da moeda electrónica sobre a produtividade em Moçambique 2012- 2021?

O referencial teórico foi sustentado pela teoria de Solow (1956) (crescimento exógeno) que defende que a tecnologia não tem nenhum impacto na produtividade, contra a teoria de Romer (1986, 1990) e Lucas (1988, 1993) (crescimento endógeno) que defende que a tecnologia tem um impacto na produtividade. Para averiguar qual das teorias é aplicavel no contexto Moçambicano recorreu-se ao Modelo de Vector Autoregresso (VAR) e teste de causalidade de Granger, considerando as seguintes variáveis Produtividade Agrícola, Moeda eleCtrónica e Credito a Agrícola.

Os resultados encontrados indicam que existe uma relação de causalidade unidireccional no sentido da Produtividade Agrícola para a Moeda Electrónica. Estes resultados são consistentes com a Teoria de Robert Solow. Por fim, o artigo também identificou que existe uma relação unidireccional no sentido da Produtividade Agrícola para Credito Agrícola e que entre a Moeda Electrónica e Credito Agrícola exibem uma relação de causalidade bidirecional.

As implicações dos resultados acima sumarizados são de que o Banco de Moçambique continue a manejar os instrumentos de política monetária ao seu dispor com vista a garantir maior Inclusão Financeira.  

Palavras Chaves: Inclusão Financeira, Produtividade Agrícola, Moeda Electrónica