Última alteração: 2023-07-13
Resumo
No presente resumo de comunicação apresenta-se uma pesquisa em andamento no período entre 2018 e 2024, no âmbito dos estudos de pós-graduação. O objectivo da pesquisa é o de analisar as representações sociais sobre as relações de género no trabalho docente na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Metodologicamente esta pesquisa é levada a cabo na FACED, sob uma abordagem qualitativa, descritiva e do tipo estudo de caso. O instrumento usado para a colecta de dados foi a entrevista semi-estruturada. A amostra total foi de 20 docentes, dos quais 10 homens e 10 mulheres. A análise dos dados colectados será feita com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados preliminares mostram a existência de relações de género desiguais como reflexo das práticas socio-culturais impostas por um modo de relações de poder patriarcais, nas quais a mulher é subordinada ao homem e, embora por vezes seja desmentido, este facto é observado na sociedade moçambicana e dentro desta, também no local de trabalho. A conclusão preliminar obtida é de que, as mudanças nas relações de género dos docentes passam pela contínua formação reflexiva, pois este e outros desafios na docência constituem um instrumento de transformação da consciência e da ideologia social.
Palavras-chave: Relações de género; Trabalho; Teorias de género; Teoria das Representações sociais.