Última alteração: 2023-07-05
Resumo
A educação em turismo constitui um factor crítico na qualificação dos profissionais do sector. O ensino técnico-profissional aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo. Juntos contribuem na redução vs mitigação da discrepância entre o nível de formação e as competências exigidas pelo mercado. A pesquisa visa compreender os mecanismos de aquisição e desenvolvimento de competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no Município de Inhambane. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória. As entrevistas e questionários constituem os instrumentos de coleta de dados definidos. As entrevistas serão aplicadas aos gestores de instituições de ensino técnico-profissional em turismo e aos empregadores, isto no Município de Inhambane. Os questionários serão aplicados aos egressos em turismo das instituições de ensino técnico-profissional do Município de Inhambane. Assim, a pesquisa permitirá apresentar: as formas de aplicação dos pressupostos do modelo de ensino baseado em competências nos programas das instituições de ensino técnico-profissional em turismo no Município de Inhambane, com enfoque para a articulação entre a teoria e a prática; e as necessidades dos empregadores do sector do turismo no Município de Inhambane, no que diz respeito aos conhecimentos e habilidades dos formandos e egressos das instituições de ensino técnico-profissional em turismo nesta área. Espera-se que os resultados da pesquisa possam contribuir para: a qualificação e empregabilidade dos egressos das instituições de ensino técnico-profissional em turismo no Município de Inhambane; a melhoria dos serviços oferecidos no sector turístico; e por fim, para a competitividade turística internacional do destino Município de Inhambane e de Moçambique em geral.
Palavras-chave: Educação em turismo, Ensino baseado em competências, Ensino técnico-profissional, Município de Inhambane