Conferências UEM, XII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM 2023: Investigação, Extensão e Inovação no Contexto das Mudanças Climáticas

Tamanho da fonte: 
COLANGIOCARCINOMA PRIMÁRIO DO FIGADO: A PROPÓSITO DE UM CASO REPORTE DE AUTÓPSIA
Laurina da Graça Chulo

Última alteração: 2023-07-31

Resumo


L. CHULO¹, M. VIEGAS¹, L. VILANCULO¹, T. GASOLINA¹, I. BASÍLIO¹, O. NEVES¹, N. TACULA¹, J. LANDIM¹, A. TEMBE¹, J. MARTINEZ¹, Y. COLLADO¹ F.  FERNANDES¹².

1 Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Central de Maputo.

2 Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.

 

INTRODUÇÃO: O Colangiocarcinoma é uma neoplasia maligna, rara e fatal. É o segundo tumor maligno primário mais comum do fígado, sendo responsável por 7,6% das mortes por cancro em todo mundo. Com sintomatologia inespecífica, sendo diagnosticado de forma acidental.

OBJECTIVO: apresentar um caso de Colangiocarcinoma primário do fígado, numa mulher grávida.

MÉTODOS: Trata-se de autópsia de mulher de 39 anos, admitida no puerpério imediato pós-parto eutócico, tendo evoluído com instabilidade hemodinâmica, e morte 12h após admissão. A autópsia revelou hepatomegalia heterogénea, com múltiplos nódulos esbranquiçados centralmente, e acastanhados na periferia, com áreas necróticas, de bordos mal definidos, medindo entre 0,5cm a 5cm. Os pulmões e o diafragma apresentavam os mesmos nódulos anteriormente descritos. Gânglios pericarinais aumentados de tamanho, o maior com 4cm d e diâmetro, e ao corte sólido amarelado de aspecto necrótico. As amostras tissulares foram incluídas em parafina, cortadas a 4 micras e coradas com Hematoxilina- Eosina.

RESULTADOS: O exame microscópico revelou colangiocarcinoma primário do fígado com metástases para os pulmões, músculo diafragma e gânglios linfáticos.

CONCLUSÃO: Este caso mostra a necessidade de seguimento pré-natal adequado a todas mulheres grávidas, submetendo-as sempre que possível a um exame físico completo, assim como a realização de pelo menos um exame de imagem (ecografia abdomino-pélvica) durante a gestação, por forma a detectar e intervir precocemente alguns distúrbios que eventualmente possam surgir.

PALAVRAS-CHAVE: Colangiocarcinoma. Fígado. Mulher grávida.

POSTER